Notícias »

Atualizado em 16-05-2018 às 12:26:51

Simepar anuncia chuva e frio intenso a partir do final de semana em Cornélio Procópio


Simepar anuncia chuva e frio intenso a partir do final de semana em Cornélio Procópio

Segundo o Simepar, Sistema Meteorológico do Paraná, o inverno está batendo na porta da “Terra do Cristo”. 

De acordo com o gráfico apresentado pelo instituto,  a chuva deve chegar forte no estado, principalmente na região sul, onde são previstas tempestades até o fim de semana .

Para Cornélio Procópio, teremos chuva até sábado, 20,  depois a estiagem faz despencar a temperatura a 1 dígito.   

A mínima prevista para próxima segunda feira, 21, é de 6 graus, enquanto a máxima não passe de 18°.  Na verdade deverá esfriar em todas as regiões do Brasil.

Apesar de atrasado, o frio do outono chega com bastante força sobre a América do Sul no próximo fim de semana com uma grande e forte massa de ar polar. A previsão é de que esta massa polar se divida em dois centros e um deles se desloque para o norte da Argentina.

É esta trajetória especial que vai fazer com que o ar frio chegue com mais força ao Brasil e se espalhe por mais áreas pelo interior do país. O centro do ar frio (região mais forte) vai passar sobre a Região Sul e sobre parte da Região Sudeste entre os dias 21 e 23 de maio fazendo a temperatura cair muito.

Esta massa forte massa de ar de origem polar vai fazer grande parte do Brasil esfriar muito e também vai reduzir a disponibilidade de umidade no ar, o que vai afastar a chuva por vários dias. Mas tudo isto é normal para esta época do ano.

Frio abaixo de zero

Com o ar polar chegando ao Brasil de forma continental, sem se misturar com a umidade do mar, o poder de resfriamento será maior. A queda da temperatura no centro-sul do país a partir do dia 19 de maio será a mais intensa e duradoura de 2018, até agora. É frio para fazer a temperatura ficar abaixo de zero na Região Sul, para ocasionar geada nos estados do Sul, incluindo a Grande Curitiba, mas também não se pode descartar uma possibilidade de gear no sul de Mato Grosso do Sul, no sul de São Paulo e na Serra da Mantiqueira.

Fonte: Sistema Meteorológico do Paraná - Simepar 


comente esta matéria »

Notícias relacionadas »

Publicidades » Veja Mais[+]



  • Funerária São Luiz
  • Academia Mega
  • Muay Thai
  • Jr. Antena
  • Di Nardelli
  • Via Odonto - Clinica Dentária